O Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental é realizado desde 1996 e está em sua 10ª edição.
É realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES-RS e pela PUCRS, através da Faculdade de Engenharia. Como Correalizadores estão a FEPAM, a UFRGS e o IFSUL.
O evento promove conhecimento, parcerias e networking através de palestras, painéis, workshops, mostra de negócios e trabalhos científicos.
São três dias de programação com palestrantes de renome nacional e internacional em suas áreas de especialização.
Considerado um dos maiores eventos desta área na América Latina, reúne cerca de 600 pessoas e mais de 250 trabalhos científicos.
Perfil do Público: profissionais, empresários, pesquisadores, gestores de empresas privadas e públicas e estudantes que atuam na área de saneamento e meio ambiente.
TEMA:
Produzir e cuidar do ambiente são dois objetivos que nem sempre convivem em harmonia. Licenças, zoneamentos, padrões de qualidade e outros instrumentos previstos na legislação ambiental brasileira nem sempre são eficazes na proteção ambiental.
Em alguns casos, os custos com monitoramento ambiental impedem a adoção de novas soluções. Estudos de impacto se acumulam sem a necessária sistematização das informações.
Como são construídas as normas de licenciamento e padrões de qualidade ambiental no Brasil?
O que as experiências internacionais têm a contribuir na construção de alternativas mais eficazes?
Que outros instrumentos poderiam ser utilizados para garantir segurança ambiental e estimular a implantação de projetos mais responsáveis?
Como implantar uma estrutura de inovação de produtos e processos produtivos baseada no conceito de economia circular?
Estas e outras perguntas nortearão o 10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental.